sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Aspectos Historicos e Culturais da Russia

A maioria da população russa prefere vida conjugal. Os não-casados estão por volta de 3,5% de mulheres e homens. A idade média dos noivos é de 21 anos para mulheres e 24 anos para homens.

O índice dos divórcios entre os russos é relativamente alto. De cada 7 casais 4 se divorciam. Ultimamente cresce a quantidade dos matrimónios não registrados. Nas regiões rurais por volta de 18 % das crinças nascem fora do matrimônio jurídico.

A taxa média de natalidade é cerca de 2 crianças. Tradicionalmente no campo é mais de 2 filhos, enquanto nas cidades as famílias preferem ter apenas 1, raramente 2 crianças ou mais. A média de idade da mãe no primeiro filho é de 22 anos.

Religiões

O Patriarca da Rússia Alexii

A Igreja Russa Ortodoxa é a maior confissão religiosa da Rússia. Ela conta com 14 mil paróquias, 136 mosteiros e 26 estabelecimentos de ensino médio e superior.

Os conventos desempenhavam sempre um grande papel na vida religiosa russa. Como disse Santo Feofan, "Convento é abdicação a tudo, é a permanência da mente e do coração em Deus".




Ícone russa da Nossa Senhora

Ícone russa da Nossa Senhora


A Rússia adotou o cristianismo em 988 nos tempos do Príncipe Vladimir de Kiev, seguindo a cerimônia de baptismo de Bizâncio. O milésimo aniversário do cristianismo na Rússia foi celebrado em grande escala. Em 1990 foram removidas as restrições impostas depois de revolução de outubro (1917) sobre a liberdade de consciência e crença.

Ultimamente muitos templos e mosteiros têm sido devolvidos à Igreja inclusive o Mosteiro de São Daniel, sede do Patriarca de Moscou e centro espiritual e administrativo da Igreja Ortodoxa Russa.

Igreja protestantista em Moscou

Igreja protestantista em Moscou

A Igreja Católica tem 29 comunidades religiosas no território russo com centros administrativos em Moscou e Novossibirsk. A maioria de católicos vive nas zonas ocidentais fronteiriças com os países tradicionalmente católicos.

As outras religiões são:

Protestantismo, islã (maioria sunismo), judaismo, budismo, induismo, bakhaismo.

Danças Russas

Dança Russa

Dança Russa (Sapateado Russo)

Nesta dança caberia a pergunta: "Quem dança melhor, o homem ou a mulher?"

A resposta nós veremos com um show-duelo entre bailarinos e bailarinas. Os homens mostrando toda sua paixão pela dança, mas com força, virilidade e disposição para movimentos quase acrobáticos, mas de extrema beleza.

As bailarinas por sua vez capricham na graça, na formosura e na lisura de seus passos, mas afinal que conclusão chegar? A resposta se apresenta aqui bem no final. Os dois se complementam, o homem tem a força e a liberança, mas que se rende diante da graça e da maestria feminina, tornando-se um par, ou seja, o ideal para a magnitude da coreografia e Danças Russas.

Dança do Xale

Dança do Xale

Dança do Xale

Nós no geral pensamos no xale, como uma simples peça do vestuário feminino, mas essa dança circular vai nos fazer mudar de idéia, veremos xales coloridos criando padrões de cor e movimentos de rara beleza. Elas fazem aparecer uma jovem que aparentemente não devia estar lá, nessa parte teremos uma jovem que fará o solo principal.

Dança de Volteios

Dança de Volteios

Dança de Volteios

Nas aldeias do Oeste da Rússia após da colheita os rapazes dançavam para suas pretendidas demonstrando força e destreza e elas em resposta bailavam em formas florais e movimentos graciosos como girassois, nos campos verdes bailando com vento que traz o sol, a vida na sua claridade e desperta pela conquista. Dança de volteios mostra todo esse envolvimento finalizando pela conquista da pretendida.

Ramagem

Ramagem

Esta parte é dançada somente por mulheres onde elas mostram total sincronismo com movimentos circulares e perpendiculares como desabrochar de botões de rosas, a sequência dos movimentos entre abrir, fechar, seguir e alinhar é feita com minúsculos passos que dão rapidez mas que ao mesmo tempo parecem balançar com o sussuro do vento.

Festa Cossaca

Festa Cossaca

Festa Cossaca

Rapazes fortes exuberantes e dotados de um talento corporal invejável cortejam damas graciosas e alegres.

Eles demonstram suas habilidades e força enquanto elas os aplaudem em denostração de aprovação e reverência ao culto do movimento perfeito.

Um comentário: